segunda-feira, 16 de abril de 2012

O educador e as novas mídias - Edclênia

Texto: O educador e as novas mídias

                O educador tem muitos desafios a enfrentar nesse mundo tecnológico em que a sociedade se encontra. Não basta sófalar de tecnologia, mas é preciso ressaltar que são muitas as barreiras que impedem o avanço das mídias e inovações no processo ensino-aprendizagem, como: professores mal preparados ou que se esquivam e se recusam a utilizar das tecnologias em suas metodologias; alunos que tem acesso a inúmeras informações e tecnologias que acabam não sabendo utilizá-las em benefício próprio, mas sim acabam se prejudicando; alunos que ficam à margem dessa informatização, sendo os excluídos digitais; má estrutura das escolas que não disponibilizam de laboratórios bem equipados para realização de aulas presenciais ou até mesmo de ambientes prontos que facilitem uma aula diferenciada.
                A tecnologia veio pra ficar e não tem como fazer de conta que ela não existe. O educador inovador saberá fazer dela uma grande aliada ao seu dia-a-dia em sala de aula. Antigamente era tudo tão difícil, distante, incompreensível. Os livros eram e são muito úteis, mas na maioria das vezes só tinham acesso a eles as pessoas dos grandes centros urbanos,sendo assim cidades interioranas viviam na ignorância, hoje se pode dizer que qualquer “buraco” tem internet e tudo que era distante agora basta apenas um click. Os horizontes se abriram a educação não acontece mais só na escola, mas se transfigurou e ocorre nos mais variados ambientes sejam eles virtuais ou não.
                As dificuldades são muitas, mas mesmo que sejam a passos de tartaruga as mudanças estão ocorrendo. Muitos professores já participam de cursos à distância em ambientes e plataformas virtuais que os possibilitam aprimorar conhecimentos e metodologias, facilitando o estudo que poderá ocorrer de acordo com a disponibilidade de cada um; encurtando distâncias uma vez que se aprende dentro de casa.
A internet poderá ser uma grande aliada em pesquisas e na criação de ambientes virtuais que aproximem professores e alunos como a plataforma Moodle muito utilizada por universidades que oferecem educação à distância, sendo este um software gratuito que pode ser utilizado por qualquer pessoa.
                É preciso persistência e gostar do ato de ensinar, pois este exige muito de quem o faz, ser professor não é apenas passar conteúdos, vai muito além de decodificar símbolos e letras, desvendar equações e descobrir a história da humanidade. Ser professor é ser antes de tudo um agente social que garante a continuação de uma espécie em evolução ...o homem. Não são as máquinas que vão mudar isso, mas com certeza elas podem facilitar e muito.


Edclênia Rúbia Resende Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário