segunda-feira, 16 de abril de 2012

Informática na Educação - Edclênia

Texto: Informática na Educação

Levantamento das tecnologias existentes na E. M. Dalila Lopes da Silveira
Sala de Informática:
  • 14 microcomputadores em funcionamento, com internet sem fio Oi velox; para uso de alunos e professores.
  • 01 data show para uso das aulas de informática e também para as outras necessidades da escola;
  • 02 impressoras
  • 01 cx. de som subwoffer
  • 01 microcomputador não funcionando

Sala de Recursos Multifuncionais:
  • 02 microcomputadores
  • 01notebook
  • 01 scanner
  • 01 impressora multifuncional
Obs. Ainda não está instalada a sala de recursos.

Sala da Direção:
  • 01 microcomputador com internet Oi velox
  • 01 impressora multifuncional

Sala da secretaria:
  • 01 microcomputador com internet Oi velox
  • 02 impressora

Temos também:
  • 01 TV 14”
  • 01 TV 21”
  • 02 DVDs
  • 01 Som – MP3 com entrada USB
  • 01 Câmara Digital                                                                          

Todos os equipamentos que foram mencionados acima tem sua utilização específica na escola. Ressaltamos que todos são importantes para o bom funcionamento da escola tanto quanto à parte administrativa quanto pedagógica.
Na atual conjuntura do mundo moderno não se pode mais viver sem essas tecnologias. A tecnologia chegou à escola e foi recebida por alguns com repudio e aversão, hoje creio eu, que essa realidade está mudando meio que a passos de tartaruga, mas o importante é que está havendo mudanças de atitude tanto de professores quanto de alunos.
Segundo o texto: “Informática na Educação” é preciso passar do ensino instrucionista para o construtivista com relação ao uso da tecnologia na escola, porém discordo em alguns pontos, uma vez que muitos alunos nunca puseram a mão em um computador como seria possível usá-lo para construção do saber??? Então acho que deva ter um meio termo diante dessa realidade, é possível se utilizar das duas técnicas de ensino quando estas forem necessárias, primeiro instruir e depois dar a opção de construção a fim de construir uma educação ativa e dinâmica, diferente da obsoleta como cita o texto.
A solução não está simplesmente na educação e na forma como ela é feita, mas o problema é de ordem social. Há muitos professores que não buscam e nem aprimoram seus conhecimentos a fim de ajudar a formar alunos críticos e participativos na sociedade, mas há também inúmeros professores que buscam formar esse aluno e se esbarram em problemas que estão acima de qualquer metodologia ou força de vontade por parte do mesmo.
Somos um país emergente, creio que um dia chegaremos lá. E com a ajuda da tecnologia!


Edclênia Rúbia Resende Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário