Consciência tecnológica
A escola vem se transformando num aparato daquilo que é denominado pela teoria crítica da sociedade de racionalidade tecnológica. Esta racionalidade valoriza os assim denominados equipamentos didáticos. Tem como recursos; multimídia, laboratórios de ciências e informática, enfim, quase tudo que é necessário para uma educação que valoriza mais o método que o conteúdo. Sendo assim há novos meios para em que o professor possa estabelecer o contato do aluno com a tecnologia: pesquisando, ensinando a fazer trabalhos etc.
A globalização abriu novos caminhos e possibilidades para que todos busquem novos conhecimentos, isto em todas as áreas principalmente a do ensino escolar. As utilizações destes novos recursos podem facilitar e melhorar a eficácia do processo de alfabetização, desde que os professores se atualizem a medida que estas novas tecnologias são introduzidas no ambiente transformando seu alunos em pessoas integradas à tecnologia. Desta forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de novas técnicas. Cabe ao bom educador ter uma visão otimista e construtiva da vida, contribuído para que os alunos se sintam motivados a continuar, e querer aprender, interagindo e criticando para que possam crescer na vida. O processo de aprendizagem tem que ser recíproco de ambas as partes, educador e educando, para introduzirmos na sociedade cidadãos que tenham suas próprias opiniões e não sejam meramente esculpidos de acordo com o imputado a eles.
Luciana Lino Porfírio
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